sexta-feira, 4 de maio de 2012

Instalar QUALQUER APP no SdExterno no tablet gt -7205

LEIA TODO O PROCEDIMENTO COM ATENÇÃO, TENHA CERTEZA DE TER ENTENDIDO TODO O PROCEDIMENTO ANTES DE FAZER QUALQUER COISA!!!
EMBORA O PROCEDIMENTO SEJA REVERSÍVEL, NEM EU, NEM O FÓRUM NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER DANO CAUSADO AO APARELHO.

COMO TODA ADAPTAÇÃO, HÁ SEMPRE UM OU MAIS EFEITOS COLATERAIS (LEIA MAIS ABAIXO E VEJA SE VALE A PENA PARA VOCÊ ANTES DE FAZER QUALQUER COISA OU RECLAMAR).


O procedimento é muito útil para àqueles que já estão com os 3,4 GB de espaço do SD interno quase totalmente utilizados e que possuem um cartão microSD com bastante capacidade (8 GB, 16 GB ou 32 GB) e desejam mover as pastas de dados de aplicativos e/ou jogos para o SD externo (external_SD) a fim de liberar espaço.

Pré-Requisitos:



1. Possuir um cartão microSD parrudo e com classe de velocidade no mínimo 4 (testei com meu paraguaizinho de 32gb classe 4 e o shadowgun rodou liso liso);
2. ROM com acesso ROOT, o 7205 mesmo com o novo ICS já vem com ROOT (sem ter acesso ROOT ao aparelho esqueça);
3. Programa Script Manager free (https://market.andro...s.scriptmanager);
4. Saber a pasta que o aplicativo usa para salvar os dados (a pasta que você quer mover). Por exemplo no meu caso a pasta do jogo ShadowGun:/mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun

Procedimento:


1. Feche todos os aplicativos que usam a pasta que deseja mover; no caso o jogo Shadowgun, garanta que ele esteja fechado;
2. Mova a pasta do SD interno, para o SD externo. É recomendado que você renomeia a pasta destino no SD externo; você pode colocar um prefixo para não conflitar com uma possível atualização que vai ter os dados movidos. Por exemplo, mova os dados de/mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun para /mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun (notem o "mv_" antes do nome no card externo. Você pode usar qualquer método para mover, desde usando um gerenciador de arquivos do Android (Astro, Meus Arquivos, etc) ou mover através do PC usando Armazenagem de dados (recorte os dados do cartão interno, cole no cartão externo, e em seguida renomeie de " com.madfingergames.shadowgun " para " mv_ com.madfingergames.shadowgun ";
3. No SD interno você deve MANTER a pasta original do aplicativo / jogo e ela deve estar VAZIA. Por exemplo: manter a pasta/mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun no SD interno VAZIA;


4. Rode o programa Script Manager, ele vai abrir em /mnt/sdcard. Procure a pasta mnt e depois dentro dela a extsd e de um clique na pasta, para abri-la. Dentro da pasta /mnt/extsd, clique em "Menu" e selecione "New Script" na caixa que se abre. Dê o nome para o arquivo (por exemplo, "shadowgun.sh"), clique em "OK" (vai abrir uma caixa de diálogo com vários programas para escolher, escolha o script manager editor (se não aparecer vários programas, melhor, é porque você não tem muitos editores de arquivo). Na janela que vai se abrir digite as seguintes linhas: i) sleep 20; ii) mount -o bind /mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun . O sleep 20 é para dar tempo do tablet bootar, carregar e montar as pastas. São duas linhas distintas, na primeira o comando sleep e na segunda o mount (não colocar o i) e o ii). Clique em "Menu" do aparelho e selecione "Save". Clique em "Voltar" do aparelho, para fechar a janela de edição. Agora o arquivo "shadowgun.sh" vai existir na pasta;
5. Para configurar o script, no "Script Manager" clique no arquivo "shadowgun.sh", na tela que vai abrir, marque as opções "Run as root" (desenho da caveirinha) e "Run at boot" (desenho da engrenagem). Clique no botão "Save". Aperte no botão "Run" (vai ser solicitado a você o acesso root ao programa, você deve concedê-lo). Na próxima tela que vai aparecer, aperte no botão "Home" do tablet(NÃO APERTE BACK, se apertertar Back, ele não inicia no boot). Neste momento o arquivo está rodando e o link entre a pasta interna e a externa está montado;
6. Desligue o aparelho e ligue novamente. Pronto, no boot ele vai sempre executar este script;
7. Para verificar se tudo funcionou direito, abra o programa "Meus Arquivos" e vá até /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgunvocê verá que dentro dele estão os mesmos arquivos que estão no Sd externo (/mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun).


Script de desmontagem (necessário para parar os processos antes de passar arquivos por USB no PC):

Pode existir momentos em que você vai necessitar desfazer a montagem (no caso do 7205 quando for transferir arquivos por USB), para tal você pode desmontar a partição que você criou, ou desfazer de vez o processo.

Crie mais um arquivo script, conforme descrito nos passos prévios. No conteúdo do arquivo coloque o seguinte:

umount /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgun

Neste script marque apenas a opção "Run as root" (desenho da caveirinha).

Sempre que precisar desmontar, abra este script no Script Manager, e execute-o.(ou crie um widget (atalho) para o script na sua área de trabalho)


Desfazendo tudo (voltando para a configuração original do aparelho):

Caso queira desfazer o procedimento, basta fazer o seguinte:


1. Abra o Script Manager, vá na pasta /mnt/extsd/ e então apague o shadowgun.sh, nesta hora ele vai perguntar se você quer apagar a configuração, diga que sim.
2. Desligue o aparelho e ligue novamente, que a montagem estará desfeita.


MUITO ÚTIL: 1 - Você pode criar todas as suas linhas de comando dentro de um único script, assim fica mais fácil montar ou desmontar todas as pastas que vc quiser em um único arquivo,

2 - É possível tbm adicionar widgets (atalhos) na área de trabalho, para executar tanto o script de desmontagem quanto o de montagem (útil quando for colocar o tablet para passar arquivos no PC, pois é necessário desmontar as pastas conforme explicado logo abaixo,) com o widget fica rápido e prático o processo.


Desvantagem: 1 - Quando ligar o tablet no computador ele não vai mostrar a memória interna apenas o sdexterno, para ver a memória interna no computador é necessário realizar o script de desmontagem e logo após ligar o tablet ao PC, quando terminar de passar os arquivos é só executar o script de montagem novamente ou reiniciar o tablet que tudo vai voltar ao normal. (Você pode adicionar widget/atalho na área de trabalho para desmontar e montar novamente as pastas como dito acima.)

2 - Se não desmontar as pastas, quando jogar alguma coisa na memória externa pelo pc (via USB) só será possível visualizar o arquivo no tablet após a desmontagem e montagem das pastas (ou reiniciando o tablet), com isso recomendo fortemente desmontar as pastas antes da transferência de arquivos no pc (utilize atalhos na areá de trabalho do tablet para facilitar sua vida =] )

Considerações Pessoais: 

O que o programa faz: Engana o tablet dizendo que a pasta do SDinterno contem todos os arquivos necessários, porém eles estão na memória externa, se vc jogar algum arquivo na pasta da interna ele vai automaticamente para a externa é muito legal rsrs!

Pode parecer complicado, mas não é, depois que você faz o primeiro Script pega o jeito, e outra, o arquivo fica pronto, se for fazer com outro app é só copiar o script e trocar o caminho das pastas ou até mesmo incluir mais linhas no mesmos script, assim vc terá um script único que montará/desmontará todas as suas pastas, muito fácil!

Eu coloquei todas as minhas linhas de comando em um único script tanto para montar quanto para desmontar as pastas, assim ele faz o processo para todos meus jogos com um único arquivo e criei atalhos na área de trabalho através de widget, tornando mais fácil a desmontagem e remontagem das pastas.

6 comentários:

  1. oi não encontrei a pasta mnt dentro da pasta /mnt/sdcard, e agora o que eu faço?, até essa parte segui todas as regras direitinho, mas qndo era pra mim encontrar a a pasta ela nao estava lá.
    Por favor me ajude meus jogos nao querem mais pegar.
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Vc tem q "subir 1 pasta" repare, vc está na pasta /mnt/sdcard, subindo uma pasta, tirando o /sdcard, em que pasta vc estará?
    Ou seja, vc esta na pasta sdcard, pasta esse que se encontra dentro da pasta /mnt.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    não entendi uma coisa nessa parte:

    "7. Para verificar se tudo funcionou direito, abra o programa "Meus Arquivos" e vá até /mnt/sdcard/android/data/com.madfingergames.shadowgunvocê verá que dentro dele estão os mesmos arquivos que estão no Sd externo (/mnt/extsd/android/data/mv_ com.madfingergames.shadowgun).
    "

    Se os arquivos foram recortados da memoria interna e passados pra memoria externa, como ao dar boot os arquivos estarão no sd interno novamente? Isso não esvazia o sd interno, apenas cria 2 pastas com mesmo tamanho (no sd interno e externo).

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal, muito bom o Tutorial.
    Tenho 2 Perguntas a fazer.
    1ª Esse Tutorial só serve no 7205 ou poder ser usado em qualquer Tablet, como celulares com Android.

    2º Porque você não Faz um Video e coloca no Youtube, será bem melhor para o Pessoal entender.

    ResponderExcluir
  5. para fazer este prosseco o aparelho tem que tar rooteado?

    ResponderExcluir
  6. Tenho um foston e nao tem a pasta /mnt/sdcard. Tem só /sdcard. Tem uma pasta / mnt na pasta raiz mas lá nao tem a outra pasta /extsd. O que posso fazer?

    ResponderExcluir